Distribuições Linux para Auditoria – Segurança da Informação (Atualizado)

Nesse post vou listar algumas distribuições que são usadas por muitos profissionais de Segurança da Informação para desenvolver suas pesquisas, seus artigos, tutoriais relacionados à exploração de falhas em diversos ambientes. Em outras oportunidades falarei de algumas outras ferramentas mais específicas para análise de vulnerabilidades.

Kali Linux (https://www.kali.org/) – Distribuição mais conhecida e mais utilizada. Possui ferramentas diversas de auditoria de Redes ethernet e Wireless, Sistemas Web… Baseada em Ubuntu Linux

Kali by Offensive Security

Backbox (www.backbox.org) – Distribuição concorrente do Kali Linux. Também possui praticamente as ferramentas mais conhecidas assim como seu outro concorrente. Também baseada em Ubuntu Linux

Backbox

SamuraiWFT (http://www.samurai-wtf.org/) – Distribuição focada em auditoria de Sistemas e Análise Forense

SamuraiWTF

BackTrack Linux (http://www.backtrack-linux.org/) – Essa distribuição, apesar de não ser mais continuada, ainda é bem utilizada por algumas pessoas para desenvolver tutoriais sobre Exploração de vulnerabilidades. O Kali Linux é a continuação deste trabalho.

Backtrack

Tails (https://tails.boum.org/index.pt.html) – Distribuição focada em privacidade. Desenvolvida pela comunidade Tor (https://www.torproject.org/)

Bugtraq (http://bugtraq-team.com/downloads) – Distribuição concorrente do Kali Linux – Versões em Debian, Ubuntu e Suse

CyborgHawk – Distribuição relativamente nova para Pentests (http://sourceforge.net/projects/cyborghawk1/)

Parrot OS - Distribuição muito utilizada também como alternativa ao Kali Linux (https://parrotlinux.org/), com versões para Desktop (usuário normal) e para auditoria em sistemas.

Parrot OS

Black Arch - Baseada no Arch Linux, ótima distribuição com diversas ferramentas de auditoria (https://blackarch.org)

Black Arch