O Google e a Privacidade na Internet

Em tempos de globalização, compartilhamento desordenado de informação, comércio online e principalmente a socialização da Internet, aumentam também os casos de quebra de privacidade e a falta controle das informações pessoais individuais disponíveis na grande Rede. Um clássico exemplo se refere a um site que até poucos dias estava disponibilizando dados individuais de Brasileiros com uma simples pesquisa sobre o nome completo. Vale salientar que a Justiça determinou a retirada imediata do site em questão, que estava hospedado fora do país.

Falando em termos de sites “confiáveis” como o Google, Facebook, Hotmail, em que as pessoas tem seus e-mails, suas contas de redes sociais, álbuns virtuais de fotos como o Picasa ou o Flickr, antes de utilizar tais serviços gratuitos o usuário é obrigado a fazer um cadastro em que ele preenche formulários com todos os seus dados. O que o usuário não entende é que por trás de todo aquele serviço gratuito também há uma forma invisível de pagamento.

As grandes empresas ganham também com suas informações, sejam elas informações sobre seus acessos a sites, suas últimas localizações, suas “curtidas” em páginas, etc…Todo tráfego feito pelo usuário é gravado e muitas vezes é compartilhado com outros “clientes” que utilizam esses dados para geração de publicidade na rede. E os usuários não “sabem” que permitem esse tipo de utilização no momento em que completam um cadastro em algum serviço online gratuito, quando eles confirmam indiscriminadamente que concordam com os “Termos de Uso do Serviço” sem nem ao menos se darem conta o que estão permitindo.

Iremos mostrar em pequenos passos como configurar o google (Sim, ele mesmo!) para diminuir a quantidade de informação que ele rastreia do usuário. Iremos configurar sua privacidade para evitar que o google grave suas pesquisas e atividade de navegação, lugares onde você vai, informações sobre seus dispositivos, suas buscas por voz e comandos, vídeos que você pesquisou e que assistiu no Youtube. Também vale salientar que o google alega que os dados recolhidos nessas gravações serve para melhorar a experiência do usuário, então podemos deixar algumas informações sendo repassadas sem problemas.

Passo 1:

O primeiro passo a ser realizado é entrar na sua conta do google na sua Página de Histórico. Agora clique no ícone da engrenagem, que irá mostrar algumas opções

Passo1

Passo 2:

Agora clique em Configurações. Essa opção irá abrir suas configurações de histórico de contas. Você pode desabilitar buscas e atividade de navegação diretamente aqui ou clicando em MOSTRAR MAIS CONFIGURAÇÕES para ver outras opções.

Passo2

Passo 3:

Agora chegamos ao passo final e desativar o envio de informações parar o google. Tudo o que você precisa fazer é desabilitar a opção clicando no botão tipo slide localizado na parte direita de todas as opções. Agora você pode desabilitar as opções que você deseja.

Passo3

Agora que você desabilitou o compartilhamento de suas informações com o google, você não precisa mais se preocupar com todas as coisas que você buscou ou navegou na internet. Mas claro, eles podem ainda assim rastrearem alguma informação para tentar manter a qualidade dos resultados de suas buscas como eles prometem. Para completar, você também pode utilizar o modo de navegação “Anônima” no seu navegador para abranger ainda mais a questão da privacidade.

A melhor dica é: Evite preencher muitos cadastros na internet, compartilhar muitas informações pessoais como Fotos, Localização, Documentos pessoais, e sempre desconfie de sites que não são bem conhecidos.

Em outros artigos mostrarei como melhorar a privacidade em outros serviços como Facebook.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =